quarta-feira, 27 de julho de 2011

Terceiro Objetivo do Milênio: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

Metas do objetivo
Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino primário e secundário, se possível até 2005, e em todos os níveis de ensino, a mais tardar até 2015.

Como é a desigualdade de hoje?


No Brasil, as mulheres já estudam mais que os homens, mas ainda têm menos chances de emprego,  recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos. Em 2005, a proporção de homens trabalhando com carteira assinada era de 35%, contra 26,7% das mulheres. A participação nas esferas de decisão também é pequena: as mulheres representam 8,8% dos deputados e 14,8% dos senadores.

A desigualdade de gênero começa cedo e deixa as mulheres em desvantagem para o resto da vida. Nestes últimos sete anos, a participação feminina em trabalhos remunerados não-agrícolas cresceu pouco. Os maiores ganhos foram no sul e no oeste da Ásia e na Oceânia. No norte da África a melhora foi insignificante: Um em cinco trabalhadores nestas regiões é do sexo feminino e a proporção não muda há 15 anos.

Pesquisado pela Voluntária Online Maria Claudia Oliveira de Paiva.
Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Um comentário:

  1. As desigualdades ainda existem no Brasil, mesmo que as mulheres estudem mais que os homens, possuem salários menores para a mesma função. A luta é grande, mas não devemos desistir, os obstáculos surgem, mas é preciso vencê-los, assim alcançaremos nosso objetivo. Reconhececimento de IGUALDADE EM GÊNERO.

    ResponderExcluir