quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS)

O Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS) não se traduz simplesmente aumento de riquezas, industrialização, leva-se em conta noções de dignidade humana, englobando questões de segurança, educação, saúde, moradia, preservação cultural, participação política, maior poder de decisão da população e equidade. Duas qualidades são imprescindível para o DHS, ou seja, a equidade e a sustentabilidade, que se traduzem em três atributos básicos:

Atributos do DHS
O desenvolvimento:
Das pessoas
Para as pessoas
Pelas pessoas
Consiste em aumentar as oportunidades, capacidades, potencialidades e direitos de escolhas.
O crescimento econômico deve expressar a qualidade de vida das pessoas, buscando equidade das riquezas pelos membros da população.
Deve haver participação ativa dos indivíduos e das comunidades nas decisões que afetam suas vidas – empoderamento.
Conclusão: O Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS) analisa se o país está se desenvolvendo de formar que aumenta oportunidades, capacidades, potencialidades e direitos de escolhas e forma equitativa entre os membros da sociedade. Além disse esse crescimento deve proporcionar as pessoas uma melhor qualidade de vida e distribuição de rendas, bem como assegurar o poder de participação dos diversos seguimentos sociais nas decisões políticas.


Nesse contexto as Políticas Públicas de Gênero Raça devem buscar atender a tais atributos, a fim de reduzir as desigualdades, contribuir para redução de fenômenos como sexismo, racismo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário