segunda-feira, 18 de julho de 2011

O que são Políticas Públicas de Gênero e Raça?

São ações que o Estado/Governo (federal, estadual ou municipal) buscam desenvolver para atender as demandas emergentes da sociedade. As políticas públicas servem para nortear a atividade estatal através de diretrizes ou de metas, focando na real necessidade dos diversos segmentos sociais, de forma a desenvolver uma sociedade livre e justa, visando à igualdade material, e não apenas formal, para reduzir as desigualdades regionais, sociais ou de gênero e raça da coletividade que compõe o país.
Nessa linha as Políticas Públicas de Gênero e Raça estão em consonância com as Políticas Afirmativas, que se constituiem em mecanismos de diminuição de desigualdades historicamente construídas ou destinam-se a prevenir que novas desigualdades se estabeleçam no tecido social, tendo por base condições de gênero, raça, orientação sexual, participação política e religiosa.

Elaborado pelo Grupo 03 de Iúna a partir de conceitos retirados do Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR).

Um comentário:

  1. Hoje as Pólíticas Públicas fazem um importante papel perante a sociedade e cidadãos. Existe oportunidades de acesso da população de baixa renda as universidades através de projetos do governo. De fato as ações afirmativas minimizam as desigualdades. Nosso país é formado de uma diversidade enorme, devemos respeitar e entender a cultura de cada um. "O QUE PODE SER DIFERENTE PARA UM, É NORMAL PARA O OUTRO".

    ResponderExcluir