quinta-feira, 28 de julho de 2011

O QUE É VIOLÊNCIA SEXISTA?

A desigualdade entre homens e mulheres ainda é muito forte em nossa sociedade, e a mais dura expressão disso é a violência que a mulher sofre simplesmente por ser mulher, e que é cometida por um homem. A isso chamamos de violência sexista.
As situações de violência são uma demonstração do poder dos homens sobre as mulheres, e geralmente, são justificadas por argumentos relacionados ao que deveria ser o jeito certo de as mulheres se comportarem. Por exemplo, quando um homem agride fisicamente uma mulher, é comum dizer que ela não fez bem seu trabalho, não se comportou bem e coisas desse tipo. Também quando uma mulher é assediada na rua, sendo obrigada a ouvir gracejos ou piadas, é como se ela estivesse disponível simplesmente porque está anceira, ou por serem discriminadas devido a raça, religião, orientação sexual.
Outras situações que colocam as mulheres em situação de maiores manifestações de violência são as migrantes, refugiadas de guerra, mas também outras etnias discriminadas, como em nosso país, as indígenas.
Um outro grupo de mulheres que sofre manifestações de muita violência são as prostitutas. Também é importante citar as mulheres mais jovens e meninas.
A violência contras as mulheres não é a única que existe. Na verdade, há diversas formas de violência de um ser humano sobre outro, de discriminação e de preconceito. No entanto, neste Blog, pretendemos abordar a violência sexista, ou seja, a violência exercida pelos homens sobre as mulheres, com base nas desigualdades existentes.
Fonte: Cartilha publicada pela SOF Sempreviva Organização Feminista.

Um comentário:

  1. Este relato é simplesmente o cotidiano vivido por várias mulheres. Esta violência é exercida não só pelo homens, mas acredito que algumas mulheres, ou por despeito, inveja, ou algo assim também usam deste artifício para enfrentar suas rivais.

    ResponderExcluir