Segundo a Kellogg Foundation Handbook, há
basicamente três componentes de uma avaliação de projetos que norteiam o seu
escopo e abrange, cada um, um diferente aspecto do projeto:
1) Avaliação
do contexto: acessar as necessidades, ativos e recursos de uma comunidade alvo
para planejar intervenções relevantes e efetivas, dentro do contexto daquela
comunidade; identificar a atmosfera política, econômica e social da comunidade
envolvida, de modo a aumentar a probabilidade de que as intervenções escolhidas
sejam acatadas e implementadas pelos líderes locais.
2) Avaliação
da implementação: trata-se de uma avaliação contínua, persistente que levanta
informações sobre o que acontece e porque acontece. Envolve a contínua
adaptação do plano inicial, de modo a considerar as condições locais, a
dinâmica organizacional e as incertezas programáticas. As informações devem ser
continuamente analisadas e ações de correção tomadas para garantir o
atingimento dos resultados propostos.
3) Avaliação
de resultados: procura focar os resultados práticos de curto e longo prazo do
projeto. Como normalmente os projetos trazem resultados nem sempre previstos na
proposta original, e devido aos esforços de prevenção serem complexos em um
ambiente de comunidade, na qual se atua em projetos sociais, e difíceis de
mensurar, deve-se ser especialmente flexível ao conduzir uma avaliação de
resultados.
Ainda de
acordo com a Kellog Foundation Handbook,
os passos previstos para a avaliação de projetos e programas são os seguintes:
1) ETAPAS
DE PLANEJAMENTO: Consiste na preparação para avaliação. Os passos são: a)
identificar os stakeholders envolvidos e a equipe de avaliação; b) desenvolver
as questões de avaliação; c) orçar a
avaliação; d) selecionar o avaliador.
2) ETAPAS
DE IMPLEMENTAÇÃO: Consiste no desenho e condução da avaliação. Os passos são:
a) determinar a metodologia de coleta de dados; b) coletar dados; c) analisar e
interpretar dados.
3) ETAPAS
DE APROVEITAMENTO DA AVALIAÇÃO: Tratam-se das etapas de comunicação dos resultados
e envolvendo o aproveitamento da experiência do processo de avaliação e seus
resultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário